quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desenvolvimento e aprendizado da criança na fase escolar




Nessa fase há um importante avanço intelectual e de socialização, com aprimoramento do raciocínio crítico e lógico. A criança se torna mais independente e adota sua posição frente à família, escola e sociedade. Passa a compreender tendências e diferenças culturais e religiosas, por exemplo. O conhecimento aumenta de forma exponencial, especialmente, pela aquisição da leitura e escrita, que abre janelas infinitas para que a criança explore o mundo. As habilidades motoras ficam refinadas, e por isso é um momento interessante para a prática de alguma modalidade esportiva.

Entre 6 e 7 anos

A criança tem amadurecimento neurológico para aprender uma língua escrita. É frequente a inversão de letras e números, sem significar anormalidade. A adequação da escrita em geral ocorre espontaneamente no momento oportuno.

Entre 8 e 10 anos

Há um amadurecimento progressivo da leitura e escrita, que se tornam mais elaborados e complexos. O raciocínio matemático também é expandido nesse momento. As noções de tempo, história, geografia ganham significado o que aumenta o interesse da criança pelos temas abordados na escola. Surge uma identificação com o grupo, é um momento interessante para o desenvolvimento de trabalhos e atividades em conjunto.

* Distúrbios do aprendizado são cada vez mais freqüentes entre as crianças e tem etiologia multifatorial. Fique atento à evolução do seu filho na escola. Participe das reuniões de pais e tire todas as suas dúvidas.


Autor: Maria de Fátima Braz Menezes

https://drive.google.com/open?id=0BzyjX7Mgk5QWUFM2bUZ4aC1JWVU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...