quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Sono do bebê

O SONO DO BEBÊ

Um recém nascido durante o primeiro mês de vida passa a maior parte do tempo dormindo. Estudos afirmam que em média dorme no mínimo 12 horas e no máximo 20 horas por dia. Durante as primeiras semanas é difícil estabelecer um ritmo. Devemos acordar levemente o bebê após cada 4 horas que ele se alimentou nessa fase, mesmo durante a noite. Senão ele continua dormindo e seu aporte calórico pode ficar deficiente.

É normal que nos 4 primeiros meses o bebê fique no quarto dos pais, porém em seu berço, por razões como amamentação e choro. Contudo, após este período de tempo é necessária a separação física entre os pais e o bebê, para que ele sinta que possui o seu próprio ambiente. É necessário prepará-lo desde cedo para sua independência. Se ele chorar, pode ter certeza que logo você irá ouvir e logo irá atendê-lo.


Coloque o bebê para dormir em seu próprio quarto. Cante para ele, leia, converse e brinque com ele antes de dormir.

Geralmente os bebês no primeiro ano de vida lutam contra o sono, principalmente após o sexto mês e ficam irritados (isto ocorre devido à imaturidade do Sistema Nervoso Central). Acostume o bebê a dormir com luzes apagadas; se necessário deixe uma luz discreta para que ele fique mais tranquilo. Quando necessário, fique um pouco em sua cama ou ao seu lado e durante a noite saia, depois volte e vá fazendo isto até o dia em que não volta e ele se sentirá seguro.

O quarto do bebê deve ter cores claras e suaves. Proteja os cantos pontiagudos e assegure que o berço cumpre as normas de segurança, evitando qualquer objeto que possa sufocar o bebê.

Faça-o perceber quando é dia e quando é noite. Nada de escurecer o ambiente, não tente diminuir os barulhos normais. De dia converse bastante com ele, à noite, evite barulhos e luzes.


Autor: Maria de Fátima Braz Menezes

https://drive.google.com/open?id=0BzyjX7Mgk5QWRVlqTFNRSkU2XzQ


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...