quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Uso de Andadores

O andador é considerado uma das invenções mais perigosas na vida do bebê, por ser causador de muitas lesões e prejuízos no desenvolvimento geral deste bebê. Algumas mães pensam que as crianças podem estar mais seguras com o uso do andador. “Não é verdade.” A maioria dos estudos mostra que ele provoca um efeito de atraso na marcha e bebês que usam andador tendem a apresentar um andar anormal. Apesar disso ser transitório, ¼ das lesões com andador envolvem a cabeça, incluindo fraturas e até mesmo TCE (trauma cranioencefálico).

Outro problema do andador é prejudicar o equilíbrio e o desenvolvimento neurológico, impedindo o bebê de explorar os objetos à sua volta. Impede que as crianças vivenciem as quedas, os pequenos tombos normais no início da marcha, prejudicando assim, o equilíbrio.

Infelizmente os andadores são utilizados muito na época em que o bebê está apto a sentar e não a andar ainda. É importante para a criança explorar seus próprios movimentos, portanto não devemos pular etapas. O uso do andador pode também provocar um encurtamento muscular das panturrilhas, promovendo uma alteração na estrutura óssea das pernas, devido a maior parte deles não se adequarem à altura da criança, causando a marcha nas pontas dos pés (andar de bailarina).

Pais que pretendem comprar andador para seu bebê podem empregar melhor seu dinheiro em outras alternativas para manter a criança no mesmo lugar e exercitar seus grupos musculares.

Neste caso indicamos o uso do cercadinho ou chiqueirinho; nele, com certeza a criança estará mais segura.

O Canadá é um dos países que proíbe a fabricação de andadores.

Assim, concluímos que o andador não é bom para o bebê, devendo portanto ser evitado o seu uso. Sempre devemos ter em mente que a natureza é sábia e tudo vem no momento certo.

Quando for a hora do nosso bebê caminhar, isto vai acontecer normalmente, no tempo certo.

Lembrar que o início da marcha pode variar geralmente dos 10 aos 12 meses, podendo haver variáveis, de acordo com a estimulação da criança.


Autor
: Maria de Fátima Braz Menezes


https://drive.google.com/open?id=0BzyjX7Mgk5QWQWVwM2ZVaWFrZE0
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...